Jataí situa-se no sudoeste do Estado de Goiás, à 328 Km da capital Goiânia. O município de Jataí está limitado ao norte pelos municípios de Caiapônia, Perolândia; ao sul por Itarumã, Caçu e Aparecida do Rio Doce; a leste por Rio Verde; e a oeste por Serranópolis e Mineiros.
A superfície total de Jataí é de 7.197 Km2, corrrespondendo a 2,1% da área do Estado de Goiás, com a altitude de 696 metros.
A história de Jataí, bem como a de todo o sudoeste goiano, constitui na última fase da expansão do gado, que vindo da zona leste do Brasil, atráves do Rio São Francisco, tomou conta de Minas Gerais e veio até Goiás e Mato Grosso. Pouco conhecida era essa região goiana, envolta em perigos e mistérios. Os primeiros desbravadores com seu sonho desenvolvimentista, chegaram à região ignorando obstáculos.
A população de Jataí é de 75.613 habitantes.
O clima é tropical mesotérmico e úmido, com duas estações bem defenidas: a chuvosa e a seca. Predomina no município o solo do cerrado, onde regiões altas têm topografia plana ou levemente ondulada, denominada de chapadão, onde se desenvolve uma moderma agricultura, com índices de produtividade elevados e o uso de avançada tecnologia, tornando o município um grande produtor de grãos e o maior produtor de bananas do Estado. O seu potencial agrícola incentica investimentos cada vez maiores no setor industrial e, com isso, acelera o desenvolvimento do comércio que reforça bastante a receita do município, sendo considerado a metrópole do Sudoeste Goiano.
Jataí possui um número significativo de empresas comerciais e de prestação de serviços.A economia do município depende da agricultura (soja, arroz, milho, feijão, bananas), da pecuária (bovinos,suínos,aves) e do comércio, nas indústrias de transformação, destacando-se as indústrias de confecção.
O turista encontra em Jataí uma excelente cidade, com belezas naturais inegualavéis. A cidade possui um enorme lençol de águas termais em suas terras, o que propiciou a construção de um dos mais importantes clubes turisticos do ramo.
Jataí cresce e se desenvolve com base no seu potencial e nos privilégios de que a natureza e seu povo a dotaram.
Proposta para Criação da CUFA em Goiás
A Central Única das Favelas é uma organização nacional que surgiu através de reuniões de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – geralmente negros – que buscavam espaço na cidade para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Estes jovens, em sua maioria, pertenciam ao movimento hip hop ou por ele eram orientados. A partir das reuniões, descobriram que juntos poderiam sonhar mais e se organizaram em torno de um ideal: transformar as favelas, seus talentos e potenciais diante de uma sociedade onde os preconceitos de cor, de classe social e de origem ainda não foram superados. Assim, fundaram a CUFA, cuja manifestação cultural é o hip hop, mas que busca ampliar e atingir outras formas de expressões, conscientizando e elevando a auto-estima das camadas não privilegiadas, por meio de uma linguagem própria.A CUFA já vinha pesquisando por lideranças em Goiás que pudessem colaborar com a implantaçao da instituição no Estado. Após observação baseada em diversos critérios da organizaçao, chegaram à alguns cidadãos comuns que já vinham desenvolvendo algum tipo de projeto de inclusão social e que estavam afim de abraçar a causa e fazer com que a CUFA se tornasse parte do cotidiano de todos aqueles que necessitam de apoio nessa regiao , seja apoio cultural ou social.
A CUFA-Goiás Promoverá eventos e buscará apoio para se desenvolver e poder chegar cada vez mais longe e onde haja necessidades comuns e cobrará os direitos dos cidadãos e fará o melhor possivel para que a inclusão seja feita.